
A construção da imagem do Itaú.
Responsável pela imagem do Itaú durante décadas, Antonio Jacinto Matias nasceu em 1946 e formou-se engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, Matias veio para o Itaú em 1974 com a compra do BUC, Banco União Comercial, no qual havia ingressado dois anos antes. Era um jovem executivo em início de carreira quando ocorreu a operação. Ocupando diferentes posições e áreas no banco e respondendo pelo Marketing durante toda a sua trajetória, Matias participou de forma decisiva da construção da imagem do Itaú. Acompanhou a marca desde o primeiro logotipo nos anos 1970, o retângulo preto com letras brancas em alusão ao significado do nome em tupi-guarani, até a fusão com o Unibanco. Conduziu a adoção da cor laranja, como personalidade do Itaú, nas agências, caixas eletrônicos e publicidade. Em busca da atualização constante da marca, promoveu a mudança da cor preta do fundo da logomarca para o azul, uma sugestão de Roberto Setubal, com letras em amarelo. Matias liderou as diversas campanhas publicitárias que marcaram a história do banco e da publicidade brasileira, buscando sempre transmitir os valores e características do Grupo em toda a comunicação. Teve também um importante papel no desenvolvimento da visão e ação social do Itaú ao iniciar o Programa de Ação Comunitária, em seguida transformado em Programa Itaú Social e posteriormente institucionalizado na Fundação Itaú Social. Essas iniciativas resultaram em importantes parcerias na área educacional, com destaque para apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF. Sua liderança levou o Itaú Social a desenvolver projetos relevantes para melhoria da Educação no Brasil com o envolvimento de instituições públicas e privadas. Matias gosta de citar como inspiradores do seu trabalho social Agop Kayayan, representante do UNICEF no Brasil, e Neca Setubal, apoio decisivo para a criação da Fundação Itaú Social. O executivo participou também da estruturação do grupo na área de cultura, que resultou na criação do Instituto Cultural Itaú, depois Itaú Cultural. Dessas iniciativas surgiu a Fundação Itaú que hoje abarca Educação, Cultura, Ensino Profissionalizante e mais recentemente Saúde, através do Instituto Todos pela Saúde, que surgiu da forte atuação do Grupo no enfrentamento ao Coronavírus. Matias trabalhou no Itaú por 38 anos e se desligou, em 2009, no cargo de Vice-presidente Sênior de Desenvolvimento, Planejamento e Marketing, que foi extinto após a sua saída. Além de ter continuado à frente da Fundação Itaú Social por algum tempo, Matias foi chamado a colaborar com as empresas do Grupo Itaúsa, com destaque para o projeto de transformação da Duratex, hoje DEXCO. Coordenou também a comissão de acionistas para estruturar a atuação da Itaúsa nos temas ligados ao seu impacto social e sustentabilidade. Envolveu-se com as agendas de sustentabilidade das empresas investidas e da própria holding, o que levou à recente criação do Instituto Itaúsa. Matias é fundador e membro do Conselho Consultivo do movimento Todos pela Educação e tem participação em inúmeros Conselhos de importantes fundações e institutos do terceiro setor.